quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

'O Conimbricense' de 19 de Setembro de 1896


Planta curiosa – Cresce abundantemente na America do sul um arbusto notável, que serve para combater o somno e a fome. Chama-se Coca erythroxylon. Os indios e os operários têm desde antigos tempos o habito de mascar as folhas d’ esta planta, misturadas com cinzas de outros vegetais e com uma pequena porção de cal, e por este meio resistem de um modo incrível e sem perigo ao somno e à fome.

O naturalista Tschudi, nas suas viagens, empregou um índio em trabalhos d’ excavações durante cinco dias e cinco noites, sem interrupção, e apenas com duas horas de somno em cada noite. O mesmo índio fez a pé uma viagem de 75 kilometros em dois dias, sem tomar alimento algum, alem das folhas de Coca que mascava frequentemente. Outro índio fez a viagem de Paz a Tocua, 400 kilometros em quatro dias, descansou 24 horas, e voltou em cinco dias, transpondo duas vezes uma montanha de 13 mil pés de altura. Em toda esta viagem extraordinária, apenas se alimentou com folhas de Coca e algum milho assado.

Affirma-se ainda, que o exercito hespanhol em 1817, em uma crise alimentícia produzida pela falta de viveres, conservou pelo mesmo meio a sua energia e valor. Os mineiros conservam também a sua força e saúde até mesmo no meio de emanações delecterias, empregando o mesmo systema, e os arrieiros sustentam da mesma forma as forças dos animaes em longas viagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário