segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Licor de tangerina


Tenha à mão a tradicional faca e alguidar e uma colher que não pode ser de pau. A da sopa serve na perfeição. Os ingredientes que necessita são seis ou oito tangerinas, 0,5l de aguardente branca e 0,5kg de açúcar. Não substitua o açúcar por adoçante; também servia, mas não é a mesma coisa. 
Extraia a casca às tangerinas e, com a colher, retire-lhe o mais que puder de parte branca. Há quem diga que esta parte branca é comestível, mas não garanto. 
Depois, lave-as, corte-as em tiras largas e meta-as num frasco de boca larga com o açúcar e a aguardente. Um frasco bem lavado tem outra apresentação, naturalmente. 
Feche o frasco e agite-o um pouco. Pelo sim, pelo não, afaste-o o mais possível de roupa lavada… Deixe ficar assim em infusão 45 dias; uma vez por outra, durante esse tempo, agite o frasco. Sem deixar cair. 
Depois é só filtrar o licor e guardá-lo. Noutro frasco, está bem de ver. Para o filtrar, passe-o em papel filtro, num pano ou num passador muito fino. 
Sei, por experiência, que a tentação é grande, mas nada de chupar os dedos, está bem?

1 comentário:

  1. Anónimo22/12/14

    O governo, pela voz de Marques Guedes, vem informar que o prazo de validade deste licor está garantido muito para além de Outubro de 2015...

    ResponderEliminar