Ele era 'o escritor que não dava autógrafos'. Até que um dia a actriz Simone de Oliveira, então em temporada na cidade, visitou o escritor e pediu-lhe um autógrafo. A resistência seria vencida pela compaixão por uma mulher que já tinha sido tão bonita… Concedida a assinatura, o episódio teria continuidade, quando Mário Soares comprou a sua obra prima e lhe pediu que a personalizasse. O escritor não assinou, o que levou Soares a recordar-lhe que já tinha dado um autógrafo a Simone de Oliveira. «Mas você», retorquiu o escritor, «não tem as pernas da Simone».
Afinal, de quem se trata?
Vamos dar-lhe umas dicas que a gente está aqui para o ajudar, caro leitor. Aos dez anos, foi para uma casa apalaçada do Porto. Fardado de branco, servia de porteiro, moço de recados, regava o jardim, limpava o pó, polia os metais da escadaria nobre e atendia campainhas. Foi despedido um ano depois, devido à constante insubmissão. No ano seguinte foi mandado para o Seminário, onde viveu um dos anos cruciais da sua vida.
Vá lá, não podemos dizer tudo e, por certo, agora já sabe de quem se trata. Use a caixa de comentários. Temos um livro para lhe oferecer se for o primeiro a dar a resposta certa.
Alexandre O'Neill
ResponderEliminarJMF
Resposta: José Gomes Ferreira?
ResponderEliminarMaria
Alexandre O'Neill
EliminarAntônio Pessoa. MF
ResponderEliminarAmigo,
ResponderEliminarSó pode ser o Miguel Torga.
Abraço
AC
Miguel Torga
ResponderEliminarIP
Não sei quem possa ser mas arrisco o Prof. Agostinho da Silva, cola com o seu espírito rebelde...
ResponderEliminarCM
Miguel Torga
ResponderEliminarSandra Pardelhas
Adolfo Correia Rocha com pseudónimo Miguel Torga
ResponderEliminarPara completar a minha resposta :)
Sandra Pardelhas
Trata-se, de facto, de Miguel Torga. Miguel Torga era um grande escritor mas tinha um feitio difícil. Era brusco, não dava autógrafos e essas coisas. Conta-se que um professor de Chaves, uma vez passou por São Martinho de Anta e viu uma casa que lhe pareceu ser a do Miguel Torga. Perguntou a um camponês: «Esta é a casa do Senhor Dr Adolfo Rocha?» O camponês respondeu: «É sim, senhor. É uma grande comunista. Não grama os pobres.»
ResponderEliminarParabéns aos que acertaram e obrigado a todos quantos participaram. O prémio para o vencedor segue dentro de dias. Para o próximo domingo, à mesma hora, temos outro desafio. Agora queremos que nos ajude a dar o título a uma obra. Contamos consigo!